quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Polícia Federal quer 512 vagas até o fim do ano



O diretor de Gestão de Pessoal da Polícia Federal (PF), delegado Maurício Leite Valeixo, informou que o departamento aguarda para as próximas semanas a autorização do Ministério do Planejamento para abrir, ainda em 2011, concurso para 512 vagas de policial federal, sendo 396 para agente e 116 de papiloscopista. "Essa é a expectativa. Se não em setembro, em outubro. Estamos aguardando a autorização para fazermos o concurso ainda este ano."

A declaração vai ao encontro do que teria sido passado pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a representantes dos delegados federais, em reunião realizada recentemente. Segundo a Federação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (Fenadepol), Cardozo ‘assegurou’ a abertura de 500 vagas ainda este ano. 

Tudo indica, portanto, que o concurso do departamento tenha sido relacionado como uma das exceções ao adiamento de concursos no Executivo federal, anunciado no início do ano. Em julho, outra seleção considerada essencial, a do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), já havia sido permitida pela presidente Dilma Rousseff, em razão da sua importância para a continuidade do processo de expansão da rede de atendimento da Previdência. A publicação da portaria de autorização está sendo esperada para os próximos dias.

Edital em 45 dias, após autorização do concursoNo caso da PF, a contratação de mais policiais é fundamental para o desenvolvimento dos projetos que envolvem a segurança dos grandes eventos que serão realizados no país - tais como, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 -, assim como para o reforço do policiamento nas áreas de fronteira, onde serão lotados os concursados.

O delegado Valeixo ressaltou que a chegada de novos policiais para as regiões de fronteira é importante para que o departamento promova a remoção daqueles que estão nessas áreas, muitas vezes inóspitas, há muitos anos. "Muitos já estão lá há cinco, seis anos. É necessário começar a fazer a movimentação desses servidores, inclusive, para locais onde acontecerão esses grandes eventos", explicou.

Segundo ainda o chefe do Departamento de Gestão de Pessoal, a PF está pronta para lançar o concurso tão logo haja o sinal verde do Planejamento. A previsão é que, publicada a portaria autorizativa, o edital seja divulgado em cerca de 45 dias. "Esse é o nosso cálculo."

Ainda com relação ao cronograma da seleção, o delegado Valeixo informou que o departamento está trabalhando para iniciar a formação dos novos policiais no primeiro semestre de 2012. "Acreditamos que no início do segundo semestre já tenhamos condições de proceder a nomeação", projetou.

PF tem mais vagas programadas para em 2012
E pela programação do departamento, essa não será a única oportunidade nos próximos meses para quem deseja se tornar um policial federal. O objetivo é abrir outras 512 vagas no primeiro semestre do ano que vem, desta vez, para escrivão e delegado, 362 e 150, respectivamente, com a formação sendo realizada no segundo semestre. A abertura dessas vagas também teria sido garantida pelo ministro Cardozo aos representantes dos delegados federais.

A PF também vive a expectativa de obter a permissão do Planejamento para a abertura de 328 vagas para a sua área administrativa, no cargo de agente administrativo. Esse quantitativo, segundo o delegado Valeixo, corresponde às posições ociosas na área de apoio.

Ele destacou a importância da contratação de servidores para a área de apoio do órgão - que ainda conta com proposta de reestruturação em análise no Planejamento, prevendo a criação de 3 mil vagas - para a segurança dos grandes eventos que o país sediará, inclusive pelo fato de liberar policiais que encontram-se em atividades que deveriam ser desenvolvidas por pessoal da carreira administrativa.


Conheça as etapas dos concursos anteriores
Caso os novos concursos para a área policial da PF sigam o modelo utilizado nas últimas seleções abertas pelo departamento, em 2009, para agente e escrivão, os interessados em concorrer às vagas serão submetidos a provas objetivas e discursiva (com as disciplinas variando conforme o cargo), avaliação psicológica, exame médico, exame de aptidão física, prova prática de digitação (apenas escrivão), curso de formação e investigação social.

No concurso de 2009, o exame de aptidão física, uma das fases mais temidas pelos candidatos, em função do alto índice de reprovação, foi composto por testes em barra fixa, de impulsão horizontal, de corrida de 12 minutos e de natação (50 metros), com índices diferentes para homens e mulheres. No caso de agente administrativo, a última vez que a PF realizou concurso para o cargo foi em 2004. Também na hipótese de ser mantida a mesma estrutura, os candidatos serão selecionados exclusivamente por meio de provas objetivas.


Agente policial: veja programa do último concurso

Especialistas na área de concursos recomendam que os que pretendem concorrer a uma vaga de agente da Polícia Federal tome como base de estudo o programa do último concurso, realizado em 2009, e que FOLHA DIRIGIDA publica a seguir:

LÍNGUA PORTUGUESA:
1 Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia oficial. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6 Emprego do sinal indicativo de crase. 7 Sintaxe da oração e do período. 8 Pontuação. 9 Concordância nominal e verbal. 10 Regência nominal e verbal. 11 Significação das palavras. 12 Redação de correspondências oficiais (conforme Manual da Presidência da República e respectivas atualizações).

NOÇÕES DE INFORMÁTICA:
1 Conceito de Internet e intranet. 2 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados a Internet/intranet. 2.1 Ferramentas e aplicativos comerciais de navegação, de correio eletrônico, de grupos de discussão, de busca e pesquisa. 2.2 Acesso à distância a computadores, transferência de informação e arquivos, aplicativos de áudio, vídeo, multimídia. 2.3 Conceitos de proteção e segurança. 3 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática: tipos de computadores, conceitos de hardware e de software. 3.1 Procedimentos, aplicativos e dispositivos para armazenamento de dados e para realização de cópia de segurança (back up). 3.2 Conceitos de organização e gerenciamento de arquivos, pastas e programas, instalação de periféricos. 3.3 Noções básicas dos principais aplicativos comerciais e softwares livres para: edição de textos e planilhas, geração de material escrito, visual e sonoro e outros.

ATUALIDADES: 
Domínio de tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, ecologia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e segurança pública, suas inter-relações e suas vinculações históricas.

RACIOCÍNIO LÓGICO: 
1 Compreensão de estruturas lógicas. 2 Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões. 3 Diagramas lógicos. 4 Princípios de contagem e probabilidade.

NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO: 
1 Conhecimentos de administração e de administração gerencial. 1.1 Comportamento organizacional: motivação e desempenho. 1.2 Princípios e sistemas de administração federal. 2 Administração Financeira e Orçamentária. 2.1 Orçamento público. 2.2 Princípios orçamentários. 2.3 Diretrizes orçamentárias. 2.4 SIDOR, SIAFI. 2.5 Receita pública: categorias, fontes, estágios e dívida ativa. 2.6 Despesa pública: categorias, estágios. 2.7 Suprimento de fundos. 2.8 Restos a pagar. 2.9 Despesas de exercícios anteriores. 2.10 Conta única do Tesouro.

NOÇÕES DE MICROECONOMIA: 
1 A racionalidade econômica do governo. 2 Impostos, tarifas, subsídios, eficiência econômica e distribuição da renda. 3 Quotas e preços máximos e mínimos. 4 Regulação de mercados.

NOÇÕES DE CONTABILIDADE GERAL: 
1 Livros obrigatórios e facultativos. 2 Registros contábeis. 2.1 Método das partidas dobradas. 2.2 Lançamentos de 1ª, 2ª, 3ª, e 4ª fórmulas. 2.3 Regime de competência e regime de caixa. 3 Critérios de avaliação do ativo e do passivo. 4 O patrimônio líquido. 5 Operações contábeis comuns às empresas comerciais, industriais e de prestação de serviços. 6 Principais demonstrações contábeis e suas finalidades.

NOÇÕES DE DIREITO PENAL: 
1 Infração penal: elementos, espécies. 2 Sujeito ativo e sujeito passivo da infração penal. 3 Tipicidade, ilicitude, culpabilidade, punibilidade. 4 Imputabilidade penal. 5 Concurso de pessoas. 6 Crimes contra a pessoa. 7 Crimes contra o patrimônio. 8 Crimes contra a administração pública.

NOÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL: 
1 Inquérito policial. 2 Prova (artigos 158 a 239 do CPP) 2.1 Busca e Apreensão. 3 Prisão em flagrante. 4 Prisão preventiva. 5 Prisão temporária (Lei nº 7.960/1989).

NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO: 
1 Estado, governo e administração pública: conceitos, elementos, poderes e organização; natureza, fins e princípios. 2 Organização administrativa da União: administração direta e indireta. 3 Regime jurídico dos servidores públicos civis federais (Lei nº 8.112/1990 [atualizada]). 4 Licitações: modalidades, dispensa e inexigibilidade (Lei nº 8.666/1993). 3 Regime jurídico peculiar dos funcionários policiais civis da União e do Distrito Federal (Lei nº 4.878/1965). 5 Sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função da administração pública direta, indireta ou fundacional (Lei nº 8.429/1992). 6 Poderes administrativos: poder hierárquico; poder disciplinar; poder regulamentar; poder de polícia; uso e abuso do poder. 7 Controle e responsabilização da administração: controle administrativo; controle judicial; controle legislativo; responsabilidade civil do Estado.

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL: 
1 Direitos e deveres fundamentais: direitos e deveres individuais e coletivos; direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade; direitos sociais; nacionalidade; cidadania e direitos políticos; partidos políticos; garantias constitucionais individuais; garantias dos direitos coletivos, sociais e políticos. 2 Poder Executivo: forma e sistema de governo; chefia de Estado e chefia de governo. 3 Defesa do Estado e das instituições democráticas: segurança pública; organização da segurança pública. 4 Ordem social: base e objetivos da ordem social; seguridade social; meio ambiente; família, criança, adolescente, idoso, índio.

LEGISLAÇÃO ESPECIAL:

Aspectos penais e processuais penais da legislação relacionada a seguir (e respectivas alterações). 1 Tráfico ilícito e uso indevido de substâncias entorpecentes (Lei nº 11.343/06). 2 O direito de representação e o processo de responsabilidade administrativa civil e penal, nos casos de abuso de autoridade (Lei nº 4.898/1965). 3 Definição dos crimes de tortura (Lei nº 9.455/1965). 4 Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1970). 5 Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826/2003). 6 Crimes Ambientais (Lei 9.605/98).

Fonte: Folha Dirigida

2 comentários: