quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Depoimento de quem está na ativa!!

Passei no concurso de 2002 tanto para agente, como para escrivão. 
Sobre a academia, adorei e pretendo voltar. Gostava de tudo, das aulas, de cantar o hino, de atirar, de correr, de treinar para a prova física..... tudo, tudo.... chato era ficar longe da famíla... mas nem tão chato assim, pq eu ainda não tinha filhos..... 
Optei por ser escrivã e, apesar de uma escrivã trabalhar infinitamente mais do que uma agente, não me arrependo. Adoro ser escrivã..... adoro fazer oitivas, adoro chegar à minha sala no meu terninho e no meu salto alto, ligar meu computador, remeter os inquéritos vencendo, cumprir os despachos, bater um papo com os colegas....... Mas adoror trocar meu terninho pela minha roupa preta (diga-se de passagem que a camisa é baby look - sem aparecer a barriga, óbrio - feita na época em que trabalhei na DRE do Rio - é simplesmente fashion!)... trocar meu salto pelo boot, colocar minha pistola no coldre e chegar à SR às 4 da manhã para cumprir algum mandado às 6 (ou assim q o dia clarear)..... 
Se vc optar por agente, tb é muito interessante e terá um horário bem mais maleável....... Na minha delegacia, há uma agente que trabalha no passaporte das 7 às 13 horas..... Já eu trabalho das 8 às 18horas, com duas horas para almoço....... 
Na hora das operações (pelo menos aqui no Rio), escrivães e agentes são iguais..... todos terão de efetuar a abordagem, talvez alguém fique no portão, outros entram..... Só que depois é o escrivão quem entra com o delegado para fazer a apreensão, por exemplo..... E, ao chegar na delegacia, é o escrivão quem vai providenciar tudo para o início da lavratura do auto de prisão em flagrante ou do auto de qualificação.... O escrvião trabalha, sem dúvida, até mais que o próprio delegado.... Mas eu adoro essa agitação..... De qualquer forma, os agentes muitas vezes só são dispensados ao final de tudo (o que é um absurdo, pq não adianta nada ficar lá sem ter o que fazer...)...... Também acho o trabalho de agente muito legal, mas não gosto, particularmente, de ter de ficar saindo para entregar intimações.... acho meio chato.... Mas é só a minha opinião, pq certamente tem gente que detesta o trabalho de escrivão.... O fato é que na PF tem lugar para todos que querem fazer um bom trabalho, seja ele qual for...... 

Agora, quanto a ser mulher na PF..... Hà dois lados: claro que é uma instituição muito, mas muito machista..... Mas é pior para as delegadas... para as agentes e escrivãs, nem tanto.... Pq os delegados só se sentem ameaçados pelas delegadas...... E, certamente, delegadas são muito mais competentes do que a maioria dos delegados (não todos, claro)... O problema é que a mulher que quer ser uma excelente delegada paga um preço muito algo....... a não ser que não tenha filhos ou marido..... Mas as mulheres que querem ser delegadas razoavelmente boas (e já serão bem melhores que os delegados razoavelmente bons) conseguem fazer um trabalho muito bom mesmo........ Não tenho nada contra homens.... o fato é que a mulher tem uma dose grande de sensibilidade, de capricho, de honestidade......... a mulher se entrega muito mais em tudo o que faz.... a mulher deixa o seu perfume no ar, tem o seu charme.... e tudo isso sem deixar de ser firme...... a mulher delegada pode prender alguém sorrindo e o sujeito ainda vai agradecer... (rs - mas e verdade!) 

A PF é um ambiente machista sim, mas nada que possa comprometer a nossa leveza, o nosso humor, a nossa vontade de dar o que temos de melhor (sem piadinhas, meninos!)....... 

E quer saber..... Desde o meu concurso já aumentou muito o número de mulheres...... de algum tempo para cá, em todas as grandes operações (aquelas para as quais vem o pessoal de outros estados), as salas, os corredores, os ambientes da SR ficam floridos com essa mulherada que está entrando...... O clima fica mais leve....... (claro que não dá para falar por todas, tb....) 

Portanto, JUNTE-SE A NÓS!!!!


Retirado de: http://concursos.correioweb.com.br/
Tópico: Mulheres na PF
http://forum.concursos.correioweb.com.br/viewtopic.php?t=81384&start=0&postdays=0&postorder=asc&highlight=

2 comentários:

  1. Olá, me chamo Camila, tenho 22 anos, possuo curso superior completo, porém não atuo na área em pela qual me graduei.Sempre tive uma grande vontade de fazer parte da segurança pública, pensei algumas vezes em participar de concursos para PM ou PC, mas a Policia Federal vem despertando meu interesse cada vez mais.De acordo com as informações cogitadas em sites de concurso, jornais e pela imprensa, o ano de 2011 está com algumas previsões de abertura de editais.Por este motivo gostaria de começar a me preparar, tanto nos estudos como na atividade física.Gostaria de trocar informações, dicas de como se preparar fisicamente e também nos estudos para conseguir uma boa colocação e então ingressar na Policia, seria muito interessante mulheres que já passaram, nos transmitir um pouco mais de sua experiências.
    PS: Muito interessante seu depoimento, não sei de quem se trata realmente mais acredito que seja uma mulher de pulso firme, forte, determinada e com gosto pelo que faz.ah pretendo ser agente.
    Grata

    Camila. msn: milokinha_19@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Camila, seguramente eu lhe afirmo que a "carreira de policial" em todos os termos é uma carreira fascinante, cheia de descobertas, seja no sentido de conhecer uma sociedade de modo geral, seja conhecendo a ti mesma, pois, desde que nos decidimos ingressar no cargo pretendido, uma mudança começa ocorrer conosco. Limites físicos e mentais são superados todos os dias, disso não tenhas dúvida! Agora quando a preparação para o concurso, veja no post "Departamento da Polícia Federal - Cargos" qual a carreira vc pretende fazer parte e analise o edital, quais a matérias são exigidas e comece a estudar. Veja, no site do youtube no canal SABER DIREITO há várias aulas de Direito, é uma boa! Vc também pode fazer um cursinho específico para o cargo, dependendo da cidade onde vc está terá acesso ao LFG, Damásio, Aprovação, entre outros... E há também as apostila, mas sempre agregue um material complementar nos seus estudos. Bem é isso por enquanto e na dúvida estamos aqui, ajudando quando e como preciso. Um abraço e sucesso!

    ResponderExcluir