sexta-feira, 25 de março de 2011

Agente da Polícia Federal diz que segurança pública é prioridade para o governo.

“A segurança pública é uma prioridade do governo federal. Temos a certeza de que o governo será flexível em favor desta área tão importante liberando o quanto antes o concurso público da Polícia Federal”. 


A afirmativa segura de quem conhece a situação, é do Agente e Chefe do Setor de Comunicação da Polícia Federal, no Paraná, Marcos Koren. O chefe de comunicação da PF diz que a suspensão dos concursos é “temporária” e decorre de uma necessidade do governo de fazer ajuste de contas, pois todos os órgãos da administração pública federal estão contingenciados na sua capacidade de despesa e investimentos. “Acreditamos que isto será resolvido rapidamente  pois a segurança pública  é prioridade de governo e a administração da Polícia Federal tem como objetivo principal , a realização de novos concursos para suprir as vagas já existentes, bem como aquelas que serão criadas. O Ministro da Justiça, Eduardo Cardoso nos garantiu todo o apoio do Governo Federal ”, explica Marcos Koren.

 O agente esteve no auditório do Curso Ordem Mais, no último sábado (19/03) ministrando uma palestra sobre  a“Estrutura e Funcionamento da Polícia Federal” para uma platéia atenta integrada por: alunos, profissionais e interessados no concurso e trabalho desenvolvido pela PF.

Em entrevista ao site do Ordem Mais,Koren disse que a PF deve crescer para desenvolver, ainda mais, a qualidade de seus serviços. A PF também se prepara para trabalhar na segurança da Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016. “Vamos selecionar, capacitar e preparar policiais para atuar nestes dois grandes eventos e outros acontecimentos menores, também  ligados ao esporte internacional, sediados no Brasil. Assim que o Governo Federal der o sinal verde, iremos investir pesadamente na formação e qualificação do pessoal que vai garantir a segurança do Brasil para a realização destes eventos”. Koren explica que há todo um planejamento dentro da Polícia Federal que vai atuar de forma coordenada com uma autoridade olímpica, uma instituição criada pelo governo federal, com um responsável designado.




Vagas disponíveis Pelos levantamentos internos apresentados, a Polícia Federal conta com número bem maior de vagas do que o pedido feito ao Ministério do Planejamento. Atualmente a PF tem em aberto para preenchimento, através de concurso, 3.436 oportunidades somente para a área policial. Deste total, 534 vagas são para delegado, 142 vagas para perito, 1.788 oportunidades para agente federal, 842 vagas para escrivão e 130 oportunidades para papiloscopista. Estas vagas são oriundas de exonerações, aposentadorias e mortes de servidores da PF.




A Polícia Federal no Paraná De acordo com Koren, a Superintendência da Polícia Federal no Paraná apresenta um dos melhores resultados à sociedade e a direção geral da instituição, em Brasília, por conta  do trabalho realizado pelas delegacias, na capital, interior e fronteiras. Isto decorre da posição geográfica do estado, do investimento feito pela PF na criação de novas delegacias em Cascavel e Ponta Grossa, inauguradas nos últimos anos e na ampliação das delegacias da PF já existentes no Estado. Hoje,a PF conta com três delegacias de fronteira, sendo que a delegacia da PF, em Foz do Iguaçu é classificada como a principal da PF no Brasil”, com número de agentes, maior até do que o de Curitiba, devido à necessidade da região de fronteira de ampliar a segurança. Os investimentos da PF no Paraná prosseguem. O processo para construção de uma nova delegacia da PF, em Guaíra continua, com valores já separados para isto. O ministro da justiça, José Eduardo Cardoso acompanha de perto, o trabalho realizado pela PF aqui no Paraná. “Isto nos dá uma idéia da importância que o governo federal atribui ao nosso trabalho”, enfatiza o agente.




Carreira Promissora Trabalhando como agente há cerca de 14 anos na Polícia Federal, Marcos Koren diz que esta função é a que tem maior caráter executivo dentro da PF. O agente é responsável pelas investigações, função que dá início ao trabalho do delegado e do escrivão. Ele também é encarregado da maioria das atribuições policiais, desde a escolta de um preso para uma audiência, até a investigação que leva a captura deste preso. Os salários iniciais oferecidos pela Polícia Federal, na área policial variam de R$ 7.514,00 para agente,perito, escrivão e papiloscopista, exigindo para estes cargos, o nível superior em qualquer área. Para delegado, o salário inicial oferecido é de aproximadamente, R$ 13.500,00, exigindo dos candidatos a graduação em direito.   




Preparação para o concurso. O conselho do agente aos candidatos que estão se preparando para o concurso da PF é de que eles devem vencer  todas as etapas do conteúdo do edital. Paralelamente à preparação para a prova objetiva, o candidato deve estar atento a prova prática ou física. “As etapas do processo de seleção física são rigorosas e não poderia ser diferente, tratando-se de um policial federal. Desde o início da preparação para o concurso, o candidato deve cuidar da sua capacidade física, atentando para o quadro geral de saúde, perda de peso e aprendendo desde agora, alguns procedimentos que serão exigidos no andamento do concurso. 




Na prova objetiva observar as matérias em que ele tem mais dificuldade”, adverte o policial federal.


Fonte: http://www.ordemmais.com.br/agente-da-policia-federal-diz-que-seguranca-publica-e-prioridade-para-o-governo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário