quarta-feira, 23 de março de 2011

AM - Novo secretário de segurança


Zulmar Pimentel, que já ocupou cargos importantes em outros Estados, disse que pretende usar essa experiência no Amazonas, sempre atento a suas peculiaridades.
[ i ]Zulmar Pimentel foi cauteloso ao falar dos planos para a secretaria.

Manaus - O novo Secretário de Segurança Pública do Amazonas, Zulmar dos Santos Pimentel, tomou posse do cargo  nesta segunda-feira (21), e prometeu dar prioridade ao projeto Ronda nos Bairros, promessa de campanha do governador Omar Aziz (PMN). Ele também pretende realizar concurso público para aumentar o efetivo das polícias. A cerimônia foi realizada na tarde desta segunda-feira, na sede do governo, Compensa 2.

Em seu discurso, Pimentel, que é manauara, disse estar feliz em voltar para a cidade em um cargo importante e de confiança. Admitiu ser muito cauteloso ao falar de seus planos de governo, por isso não deu muitos detalhes sobre o assunto.
A respeito dos problemas de segurança do Estado, o novo secretário afirmou que vai começar a agir pelos grandes, como os crimes contra a vida, contra patrimônio e tráfico de drogas. Uma das medidas de prioridade em sua gestão será o projeto “Ronda nos Bairro”, e a motivação dos servidores públicos. Quando questionado a respeito de profissionais, o secretário disse que o governo vai abrir concursos até completar o número suficiente para uma boa segurança.

O novo secretário, que já ocupou vários cargos importantes em outros Estados do país, disse que pretende usar essa experiência no Amazonas, sempre atento a suas peculiaridades.
O governador Omar Aziz, que já foi Secretário de Segurança em 2003, disse ter essa Secretaria como uma prioridade em seu governo. “Eu e o José Melo (vice governador) vamos dar autonomia para a Secretaria de Segurança Pública. Temos muita fé nos investimentos que estamos fazendo para este setor, porque não dá pra fazer segurança pública sem investimento, sem tecnologia, sem profissionais. E eu vou estar presente ajudando em tudo isso”.

Ainda em seu discurso, o governador disse que o governo e a secretaria vão atuar na repressão, na prevenção e também em dar oportunidades para os jovens não entrarem na criminalidade. “Ao mesmo tempo em que investiremos em tecnologia, equipamentos, e nos profissionais, estaremos investindo nos jovens”.

Carreira

Zulmar Pimentel tem mais de 35 anos de carreira na Polícia Federal e é bacharel em Direito pela Universidade de Pernambuco. Já chegou a ser diretor executivo do Departamento de Polícia Federal, e trabalhou em casos conhecidos, como o de PC Farias, além de ocupar vários cargos públicos em vários estados do país.

Seu último cargo foi em Recife, onde exerceu a função de Corregedor Geral do Departamento Penitenciário nacional (Depen).

Caso antigo


Zulmar Pimentel foi acusado em maio de 2007 de ter vazado informações sobre a Operação Navalha, que desbaratou fraudes de um grupo de empresários em contato com órgãos do governo. Por consequência disto, perdeu se cargo de diretor executivo do Departamento de Polícia Federal (DPF). Foi denunciado no Superior Tribunal de Justiça e foi inocentado em 2009. Só dois anos depois voltou a ocupar um cargo de confiança do governo como Corregedor do Depen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário