quinta-feira, 17 de março de 2011

ES - Primeira turma de policiais femininas completa 27 anos na Polícia Militar

Assessoria de Comunicação / PMES
A maioria das primeiras policiais femininas ainda está atuando.
Há 27 anos a presença feminina nos quadros de atuação da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) já é uma realidade. Seja nas atividades operacionais, administrativas, de saúde e até mesmo como musicista na Banda de Música da PM, lá estão elas marcando presença e conquistando cada vez mais espaço. Atualmente, 927 mulheres fazem parte da Corporação e ocupam cargos como de coronel, a mais alta patente da Polícia Militar. É esta conquista que será lembrada no próximo domingo (08), data que marca a criação da primeira turma de policiais femininas da Instituição Militar Capixaba.
A turma, que se formou em junho de 1984, tinha 67 policiais. Hoje, são 42 que ainda estão na ativa. Estas conquistaram patentes de tenente e até mesmo tenente coronel. São atuantes  tanto nos setores administrativos quanto no operacional. As atividades desempenhadas por elas, portanto, agregam valor a projetos, estratégias e ações necessárias para o bom desenvolvimento do trabalho entorno da segurança pública.
Uma das integrantes desta primeira turma, a tenente Clara Adriana da Fraga, que atualmente atua na Coordenadoria de Polícia Interativa, afirma que o início da carreira militar não foi fácil mas garante que toda a trajetória percorrida se traduz em aprendizado. “No começo nos deparamos com o período da Ditadura Militar, que muito nos cobrou em disciplina. Mas ao longo dos anos fomos conquistando nosso espaço e assumindo nossas respectivas responsabilidades. Hoje, a mulher tem um papel definido na Polícia Militar. Com certeza, tudo o que vivemos foi e é um grande aprendizado”.
Romero Mendonça / Secom
As policiais femininas são atuantes em praticamente todos os setores da Corporação.
A tenente Silvana Sarcinelli complementa destacando que o preconceito no início da carreira é fato, mas com profissionalismo, o respeito e reconhecimento foram adquiridos. “Quando começamos a atuar na PMES, desempenhamos funções diversas, como no policiamento ostensivo e no trânsito, por exemplo. Isso possibilitou dar visibilidade do nosso trabalho para a população e, também, para os próprios integrantes da Corporação na época. Toda esta exposição garantiu o respeito e valorização das nossas atividades e do papel que poderíamos desenvolver em benefício da sociedade”.
A mulher, portanto, passou a integrar as ações no dia-a-dia da Corporação, tornando, desta forma, figura indispensável na rotina de trabalho da Polícia Militar. “Hoje é imprescindível a presença de policiais femininas em abordagens, por exemplo. É este reconhecimento que hoje muito nos alegra. A mulher na Polícia Militar conquistou seu lugar e ocupa praticamente todos os setores da Corporação”, frisou a tenente Valesca Rangel, também membro da primeira turma de policiais femininas.
Atualmente, nem todas as integrantes da turma ,que aniversaria neste domingo, ainda estão da PMES. Mas, mesmo fora da Corporação, elas deram continuidade às suas carreiras e têm destaque profissional. “Cada uma se sobressaiu de alguma maneira na Corporação e fez sua história. Até mesmo as que hoje não fazem mais parte da Polícia Militar hoje ocupam cargos de excelência, como de juíza, por exemplo”, concluiu a tenente Adriana.
Aniversário
Para não deixar a data passar em branco, as integrantes da primeira turma de policiais femininas farão a 17ª viagem de confraternização, que, neste ano, será para Porto Seguro. A programação especial será em pontos turísticos da região e tem como objetivo integrar e permanecer o vínculo das pioneiras da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES).
Mulheres na PMES
A inserção da mulher na PMES ocorreu em 1983, quando, por meio do Decreto de 6 de maio de 1983, foi instituída a Companhia de Polícia Feminina. Em agosto do mesmo ano foi aberto o 1º Curso de Formação de Sargentos Femininos da PMES e, em junho de 1984, formaram-se 67 policiais femininas.
 
Fotos: Asses. de Comunicação PMES
As policiais femininas são atuantes em praticamente todos os setores da Corporação.As policiais femininas são atuantes em praticamente todos os setores da Corporação.
Já em 1986 teve início a primeira turma de soldados femininas, que agregou mais 27 mulheres aos quadros da Corporação. As policiais femininas são atuantes em praticamente todos os setores da Corporação incluindo Batalhões, Companhias Independentes, unidades especializadas como o Batalhão de Missões Especiais (BME), a Ronda Ostensiva Tática Motorizada (Rotam), o Regimento de Polícia Montada (Rpmont), o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), o Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb) e, também, na Banda de Música da PMES. 

Informações à Imprensa 
Assessoria de Imprensa da PMES 
Geiza Ardiçon e Sandra Dalton 
Tels.: (27)9901-9862 / 9846 8680/ 3224 5613 
E-mail: geiza.ardicon@sesp.es.gov.br/sandra.dalton@sesp.es.gov.br 
Texto: Geiza Ardiçon 

Nenhum comentário:

Postar um comentário