quinta-feira, 17 de março de 2011

Porque é assim....



É verdade, maioria dos meus post aqui no blog traz notícias da mulher na segurança pública...

Quero aqui explicar o porquê...

Quando eu era uma menina, lá pelos anos 80, tinha meus seis, sete anos... filha de polícial (tanto que já fiz um post sobre a "corintiana" da PC do Paraná), eu em meu mundo ainda infantil admirava a polícia, o entra e sai de pessoas da delegacia, não que eu vivesse lá, é que a casa de minha avó ficava exatamente de frente a delegacia da polícia civil da cidade, e lá estava eu, enamorando aquele mundo, juntando algo que já existia em mim àqueles fatos corriqueiros que via passar na DP.

Um dia, já aos nove anos, manifestei a minha vontade perante a família. 
Disse que queria ser Delegada de Polícia.


Para a desmotivação dos meus sonhos de menina, minha família veio com o seguinte "sermão" aplicado a muitas meninas como eu que almejavam a carreira de homens: "Você é uma mocinha.. (detesto isso!!) não pode entrar na polícia, estude muito para ser professora, mesmo pq, para ser delegada tem que cursar direito, e aqui na região não tem nenhuma faculdade para lhe aceitar".


Aff ... não acreditei naquilo!! 

Fiquei veramente injuriada!!


Pensei:
"Calma, vocês vão ver"!!

Meu pai foi transferido daquela cidade. Fomos para uma muito maior no interior do Paraná, e adivinhem... lá já existia uma faculdade de Direito...

E eu? Eu Finalmente me formei em Direito com muito esforço e dedicação!

_____________________________

Em sua maioria dos órgãos da segurança pública, as mulheres começaram a ser "aceitas" nos concursos, isso também lá pelo anos 80, o que hoje vem se tornando um número crescente...

Eu respeito e admiro essas mulheres que romperam barreiras para o seu século (é gente isso foi no século passado!!) e lutaram pelos seus sonhos, pelo seu desejo interior, por ser parte de algo que já fazia parte delas!!

Imagino que muitas ouviram o mesmo "sermão" que eu ouvi quando pequena... que muitas tiveram que escolher entre sua família, devido o machismo patriarcal, para se tornarem o que são, abandonando seus lares com quase nada nas mãos.. somente um sonho!

Hoje quase tudo é mais fácil, e se há barreiras...processamos, entramos com Mandados de Segurança, e até choramos, pq não?! Mas vamos a luta democraticamente, se fazendo valer.... Mas antes, era na cara e na coragem mesmo!

Meus posts sobre mulheres na polícia é pura motivação.. motivação para mim.. para você.. para que não percamos o foco... pq muitos vão querer te desviar do caminho, até você mesmo...




Realize seu sonho de criança, aquele que te deixava acorda, espantando até mesmo o bicho papão de baixo da cama.

Torne-o realidade, leve o tempo que levar...

Porque, já dizia um provérbio Chinês: 

"Escolha um trabalho que tu ames e não terás que trabalhar um único dia em tua vida."

-Confúcio-



3 comentários:

  1. perfeito Cris,

    meus olhos encheram de água, verdade...

    Por essa e outras que eu adoro esse lugar aqui, obrigada!

    Rumo à polícia garotinha!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Cris parabéns pelo seu post!!
    Como disse a Regina aí em cima, meus olhos tb encheram de lágrimas, hoje eu tive um dia difícil e pensei seriamente em desistir e jogar tudo pra cima, ao ler as suas palavras senti uma sensação de renovação e de vontade de correr atrás deste meu sonho que é a carreira pública. Obrigada pelas palavras!!
    Vamos correr atrás dos nossos sonhos!!
    Bjusss

    ResponderExcluir
  3. Meninas, são palavras como a de vocês que também me motivam... saber que não estou sozinha, que em algum lugar uma mulher como eu sofre com os mesmos sentimentos, sentem os mesmos medos, mas principalmente carregam no peito a vontade de persistir, pq há em nós uma voz dizendo: "VOCÊ É CAPAZ"!!

    Beijos

    Rumo a luta!

    ResponderExcluir