quinta-feira, 17 de março de 2011

SC - Polícia Feminina de Chapecó completará 15 anos

Dia 10/11/2011 será aniversário para as policiais femininas do 2º Batalhão de Polícia Militar (2ºBPM). As militares comemorarão os 15 anos da Turma “Ilma Rosa de Nês”, a primeira turma de policiais femininas da região oeste - as “Pioneiras do Oeste”.


Formatura das soldados em abril de 1997

A história da turma “Ilma Rosa de Nês” começou no dia 16 de setembro de 1996, quando foi assinado o decreto que criou o 7º Pelotão de Polícia Militar Feminina. 

Nesse dia começou ser escrita a história da primeira turma de policiais militares femininas da região Oeste de Santa Catarina. 

Foram abertas 40 vagas e após diversas provas e testes, no dia 11 de novembro as aprovadas iniciaram o Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar.

 Depois de cinco meses de aulas teóricas e práticas, e horas de estágio, no dia 17 de abril de 1997, 38 jovens se formaram soldados da Polícia Militar, e passaram a atuar nas ruas de Chapecó e da região.

As policiais desenvolvem diversas atividades no 2ºBPM

Para a soldado Siomara Mireski, auxiliar do P-5, ser policial militar significa a conquista de espaço, de experiências e de aprendizagem.
 “Passamos por momentos bons e outros ruins para hoje desempenharmos a missão de proteger a sociedade, e tudo valeu a pena”, destacou Siomara.

 Para soldado Viviana Paula Pan, não é diferente, ela também se sente muito orgulhosa de ter conquistado uma vaga na primeira turma de policiais. 
Para mim, a satisfação de trabalhar há 11 anos na corporação é grande. Foi meu primeiro emprego, e batalhei para passar no concurso. Me sinto muito feliz”, comentou a policial.

   

Para a 1º sargento Maristela Minetto, pertencente à primeira turma de policiais femininas do Estado, o momento também é especial, pois ela foi monitora da turma do oeste, e batalhou para ótima formação das policiais. “Já nos primeiros dias de trabalho com as meninas, percebi que eram pessoas dedicadas, inteligentes e com vontade de aprender. Pra mim foi um desafio, pois nunca havia sido monitora de curso. Me dediquei muito”, destacou a sargento. “Quando olho cada uma delas, me orgulho, pois foi uma época difícil, que superamos juntas, e todas se saíram muito bem, cada uma com seu jeito, qualidades e defeitos. Hoje são profissionais exemplares e competentes, nas mais diferentes funções que lhes são atribuídas”, concluiu satisfeita a sargento.


Hoje, das 38 policiais que ingressaram na primeira turma de Chapecó, 24 ainda atuam na área do 2º BPM, sendo: uma em Xaxim, duas em São Lourenço do Oeste, três no 8º Pelotão da Guarnição Especial de Polícia Ambiental e 18 na sede do 2º BPM.  As policiais desempenham funções em diversas áreas do batalhão, como: rádio patrulha, investigação, cavalaria, polícia ambiental, Copom, trânsito, Bases Comunitárias e seções administrativas. Chapecó possui hoje, um efetivo de 30 policiais femininas.



(Soldado Erieles Viríssimo – 2ºBPM/Especial CCS :: Fotos: Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário