quarta-feira, 23 de março de 2011

Polícia Federal: uma carreira desafiadora

Quem observar esta moça com aspecto frágil e tão feminino jamais irá imaginar que ela é extremamente ágil para prender um bandido e eficiente no manuseio de um revólver. Estas qualidades, para surpresa de muitos, fazem parte do desenvolvimento do trabalho da escrivã da Polícia Federal, Deborah Negrão Torres Linhares.
Deborah participou do último concurso da Polícia Federal realizado em 2003 e tomou posse no cargo de escrivã em 2006. Com formação em direito, Deborah obteve êxito na primeira tentativa para a carreira pública. O conhecimento das matérias de direito na faculdade, aliada ao estudo de diversas apostilas ajudou a candidata a vencer as barreiras da prova objetiva. Segundo ela, matérias como: informática e redação devem ter atenção especial do candidato. “A cobrança de redação em concurso é de um vestibular,” garante.  
Vencida a primeira etapa, o grande desafio ainda estava por vir, a prova prática, na qual a candidata também obteve sucesso, pois estava bem preparada. “Muitos candidatos reprovam na prova física, pois deixam para se preparar só depois que são aprovados no teste objetivo. A reprovação ainda é mais acentuada com candidatas femininas. Nos testes de barra os índices de reprovadas femininas chegam a 90%. Os candidatos que não sabem nadar, devem começar a aprender, imediatamente, pois esta é outra prova que desclassifica muita gente. Os candidatos que mais reprovam são os que estão acima do peso e os que treinaram pouco”, explica Deborah. 

Atividade de um escrivão
O trabalho de um escrivão vai muito além de simples relatórios das atividades policiais. “A gente acorda de madrugada para participar das operações da PF, pulando muro e derrubando portas para efetuar as prisões. Nós também fazemos esta parte, não tanto como os agentes, mas também participamos. Daí a necessidade de se dar bem na prova física”, explica.  
A maior parte do tempo do trabalho de um escrivão é em frente ao computador fazendo a parte burocrática da polícia, mas quando há as “megas operações” é necessário a participação de toda a equipe.   Para exercer a sua atividade principal, o escrivão tem que ser organizado e ter boa memória. “Quem não é organizado, sofre na atividade de escrivão”, destaca a servidora.    

Crescimento na Carreira  
As promoções na carreira de um escrivão acontecem no intervalo de cinco anos até chegar a chamada classe especial. “Em quinze anos você chega a classe especial, o nível máximo, depois não há mais promoção. A cada promoção há aumento de salário chegando a R$ 13 mil. Para chegar a classe especial é necessário uma reciclagem em Brasília, seria uma espécie de pós-graduação o que faz com que o servidor continue estudando.    
De acordo com a assessoria da PF, em Brasília, atualmente o órgão conta com 11.654 policiais em todo o Brasil. Deste total. 1.660 são escrivães. Em Curitiba a PF conta somente com 40 servidores ocupando este cargo. “Em algumas cidades do interior do Paraná, temos colegas com 400 inquéritos, cada um. Estes números demonstram a falta de pessoal e o acúmulo de trabalho destes servidores. Um dos maiores déficits que nós temos é de escrivão”, diz Deborah. 

Recado aos candidatos  
“Se apliquem aos treinamentos para os testes físicos, especialmente as mulheres nos exercícios de barra e que não sabe nadar ou nada mais ou menos pule para a piscina, ainda há tempo”.  Para a escrivã, a Polícia Federal está cada dia melhor, com a simplificação e agilização dos serviços. A tendência , segundo ela, é de sempre melhorar”.     

Agente da Polícia Federal: Uma tarefa que exige muita dedicação.
Das cinco categorias funcionais da Polícia Federal, o agente é o que tem o maior caráter executivo. Ele é responsável pelas investigações, função que dá início ao trabalho do delegado e do escrivão. O agente também é o encarregado da maioria das atribuições policiais, desde a escolta de um preso para uma audiência até a investigação que leva a captura deste preso.  
Marcos Koren é agente da Polícia Federal há 12 anos. O tempo de investigação, segundo Koren, é imprevisível, pode levar uma semana, como também, alguns anos, dependendo da complexidade do caso. Todo o procedimento é sigiloso e o policial federal tem a responsabilidade com o sigilo funcional, o vazamento de informações oriundas do trabalho funcional na PF constitui crime. Ele é responsável pela preservação do sigilo. Se o funcionário desobedecer esta ordem irá responder a um processo criminal e administrativo disciplinar que pode resultar na sua demissão. 
O agente deve estar preparado para o cumprimento de suas atribuições. Entre estas está o de executar mandados de prisões ou prisões em flagrante. São momentos de muito cuidado e atenção em que o profissional deve estar seguro, porque há inúmeros interesses em jogo, desde o da sua família que aguarda o seu retorno, até o do próprio preso que tem que ser respeitado. Os riscos são inerentes ao policial.  
“Isto é algo que os nossos candidatos a concurso devem ter muito claro. É uma atribuição específica no âmbito do serviço público, envolve riscos sim, mas nós queremos que os futuros agentes estejam preparados para enfrentar este risco. O inicial de um agente está em R$ 7.514,00, uma excelente remuneração, para o contexto geral em que o Brasil vive hoje, diz Koren.  
O regime de carga horária na Polícia Federal é de 40 horas semanais, mas o trabalho do agente tem uma característica, é de dedicação exclusiva em tempo integral, algumas funções do trabalho do agente faz com ele trabalhe mais. É claro que há uma compensação, mas o êxito do trabalho do agente depende muitas vezes de uma dedicação que não obedece horários. 

Falta de Pessoal  
Marcos Koren lembra que a PF ainda enfrenta muita falta de pessoal. “Precisamos de mais agentes para nos auxiliar em nossas tarefas. Hoje, a Polícia Federal é uma das instituições com maior credibilidade no Brasil e vem recebendo do Governo Federal novas atribuições. Para fazer frente a este volume de trabalho, precisamos de mais gente preparada e com vontade de trabalhar para nos auxiliar”.  

Recado aos novatos  
Para Koren, cada momento do concurso da PF é importante e exigirá muito do candidato. Mas tudo isto vale a pena, “porque o que está aguardando os novos policiais é uma instituição muito séria, valorizada pela sociedade e o governo federal e uma carreira belíssima. Nosso colega conhecerá o Brasil inteiro, em alguns casos temos postos no exterior que brindam o coroamento de uma carreira inteira na Polícia Federal”. O agente viaja muito, frequentemente ele é solicitado para se deslocar, seja na sua região, ou pelo país e em alguns casos no exterior. Certamente a vida destes novos servidores irá mudar totalmente. É uma vida nova que os espera”, avalia o agente federal.  
A contratação dos novos servidores ocorrerá logo após o curso de formação, ou seja, até o primeiro semestre de 2010.   

Prova física pode determinar o destino do candidato no concurso.
Para Fábio Gonçalves, diretor da Academia dos Concursos, os interessados em uma vaga na Polícia Federal devem ficar atentos à prova de aptidão física porque é classificatória, embora não seja eliminatória. O que isso significa? Que o candidato, dependendo da pontuação que obtiver no teste físico, poderá determinar o seu futuro na pontuação geral. Se você tirar uma boa nota nessa etapa, certamente terá aumentada a sua possibilidade de classificação final no concurso.  
De acordo com o especialista, se engana quem pensa que só deve rever matérias teóricas e esquecer do condicionamento. Não dá para esperar passar a prova escrita para começar a se preparar. Sendo assim, é indispensável se preparar o quanto antes para enfrentar o esforço físico a que você será submetido, ainda mais se levar em consideração a pressão psicológica inerente a qualquer teste.  
Um outro alerta é que os candidatos devem ficar atentos porque são dois editais, um para agente e outro para escrivão da Polícia Federal. O edital ficou melhor estruturado do que o de 2004, visto que o conteúdo programático, da maioria das matérias, foi reduzido.  
Além disso, Contabilidade e Microeconomia só irão cair para Agente da PF. Para escrivão não irão cair essas matérias, mas foi inserida Arquivologia no conteúdo programático. Agora é hora de trabalhar com questões de provas anteriores da banca organizadora, que podem ser encontradas no sitewww.cespe.unb.br.
Para as matérias jurídicas, os candidatos devem ficar atentos aos posicionamentos do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça, que são muito cobrados pelo Cespe. “Como o edital não dividiu as matérias em Conhecimentos Básicos e Específicos, e todas são tidas como conhecimento geral, e não atribuiu peso às diversas matérias, acho que um bom padrão a ser seguido na hora de estudar é o do edital passado, que também possuía 120 itens. Assim, teremos uma noção da quantidade de itens a ser cobrado, alerta o especialista. 

6 comentários:

  1. ôôôôô dona Cris,

    vc tá demais com essas reportagens viu, nota 1000000000 pra você!!!!

    Obrigada pelo seu blog, obrigada por estar sempre presente

    bjo

    ResponderExcluir
  2. Mano!!!!

    Parabéns pela reportagem. Extremamente esclarecedora.

    Confesso que fiquei triste, pois como estou acima do peso, já estou dentro dos 90% que reprovam do TAF.

    Mas enfim, o que tiver que ser, será!! E tem mais: vai abrir inscrição pra Delega de Sampa. Tô gostando da ideia!!! Uahahahahahah...

    ResponderExcluir
  3. boa reportagem, vou prestar concurso agora em maio de 2012!

    ResponderExcluir
  4. Vou prestar pra escrivão também agora em 2012, fico muito curiosa procurando o que osvocês escrevem sobre o cargo, queria saber mais ou meneos quantas operações mensais vocês são solicitados, pois a maior parte do tempo é burocrática de papelada, e se tem outras áreas dentro da PF que o escrivão pode atuar, fazer cursos?

    ResponderExcluir
  5. Meus parabéns pela matéria!!!

    ResponderExcluir
  6. Muuito bom,mostra como realmente e a pf!

    ResponderExcluir