terça-feira, 8 de março de 2011

DIA 8 de MARÇO - Dia da Mulher


Em todo o mundo, as mulheres são lembradas, neste dia, de forma especial, porém a maior parte das celebrações não interferem, de fato, na dura realidade dessas mulheres.


Vejamos alguns exemplos aqui no Brasil:


* As mulheres são, hoje, 30% dos chefes de familia,
mas ganham, em média apenas 65% do valor dos salários dos homens.


* A situação das mulheres negras é ainda pior, pois chegam a receber salários
que representam a metade do valor recebido pelas mulheres brancas.


* Além dessas condições a que estão submetidas, muitas mulheres fazem a dupla jornada de trabalho, porquanto assumem, além do emprego fora de casa, a responsábilidade toatal pelas tarefas domésticas e o cuidado aos filhos.


* Ocorrem 4 milhões de abortos por ano, dos quais 10% das mulheres que o fazem,
morrem em consequencia das precarias condições nas quais os mesmos são feitos.


* A cada 4 minutos uma mulher é vitima de algum tipo de agressão em distintas classes sociais.

São fatos como esses que fazem desse dia um dia de luta, para que a diferença biológica que destingue um homem de uma mulher não seja justificativa para a intolerância, a opressão, a desigualdade de direitos e diferentes formas de violência a que as mulheres são submetidas.
Segundo a história o o Dia Internacional da Mulher foi criado em homenagem a 129 operárias que morreram queimadas numa ação da polícia para conter uma manifestação numa fábrica de tecidos.
Essas mulheres estavam pedindo a diminuição da jornada de trabalho de 14 para 10 horas por dia e o direito à licença-maternidade. Isso aconteceu em 8 de março de 1857, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário