quinta-feira, 17 de março de 2011

Police Woman Abriu Caminho para The Closer

Assistir a séries estreladas por mulheres em papéis de detetives ou de policiais nos remete à uma das pioneiras do gênero, "Police Woman", que estreou no dia 13 de setembro de 1974 e completa hoje 35 anos.

Na série, Sargento Anderson (Angie Dickinson), mais conhecida como Pepper, atua em um Departamento de Los Angeles em missões que exigem toques femininos. Trabalhando disfarçada de enfermeira, professora, stripper, prostituta ou garçonete, ela e sua equipe formada pelos detetives Joe (Ed Bernard) e Pete (Charles Dierkop), resolviam os casos mais difíceis do departamento de Bill Crowley (Earl Holliman).

Pepper surgiu em um período em que os executivos de televisão não acreditavam que uma mulher pudesse segurar a audiência de uma série dramática, muito menos de uma produção policial. Em plena década das séries e filmes policiais, Pepper apareceu para mostrar o toque feminino de resolver os casos. Sendo a única mulher em uma equipe composta por homens, trabalhando infiltrada, participando das decisões do grupo e das cenas de ação, Pepper conquistou o respeito dos colegas e a admiração do público. A série chegou a inspirar uma geração de mulheres que decidiram fazer carreira na força policial.

"Police Woman" surgiu dentro de um episódio de "Os Novos Centuriões/Police Story", série que abriu caminho para "Chumbo Grosso/Hill Street Blues" nos anos 80. No episódio, Dickinson interpretava a sargento Lisa Beaumont. Quando a personagem ganhou sua própria série, o nome foi trocado para Suzanne Anderson, primeira policial feminina a estrelar sua própria série desde os anos 50.

Embora tenha ganho a fama de ter sido a primeira no gênero, "Police Woman" foi a segunda série a apresentar uma policial feminina. "Decoy", em 1957, estrelada por Beverly Garland, foi a primeira, mas não conquistou fama ou a repercussão da segunda.

"Police Woman" chegou à TV antes de "A Mulher Biônica", "As Panteras" ou "A Mulher Maravilha", três produções que marcaram o universo feminino nas séries de TV. Foram quatro temporadas com 91 episódios produzidos. A abertura que a série conquistou na década de 70, e com a união das demais produções citadas, as séries policiais estreladas por mulheres conseguiram avançar e se desenvolver ao longo dos anos 80 e 90, chegando aos dias de hoje com produções como "The Closer", filhote de "Police Woman".


Fonte: http://revistatvseries.blogspot.com/2009/09/police-woman-abriu-caminho-para-closer.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário