sexta-feira, 18 de março de 2011

RS - Elas desarmam qualquer meliante!


A profissão de delegado parece ter tudo a ver com o universo masculino, porém, tanto na ficção quanto fora dela, as mulheres estão provando que não é bem assim. Na tevê, Tita Bicalho (Cris Vianna) manda prender e manda soltar na novela Tempos Modernos.

No seriado Na Forma da Lei, Luana Piovani é a destemida delegada federal Gabriela. Na vida real, algumas delegacias da Capital e da Região Metropolitana são comandadas por mulheres que, além de manterem a postura profissional, não abrem mão da vaidade. Retratos da Fama apresenta quatro destas belas e poderosas policiais.

- Sensual na medida
Cris Vianna, a Tita Bicalho de Tempos Modernos, afirma que é séria por natureza, mas que seguiu os conselhos de uma delegada paulista com quem conversou para compor a sua personagem.

– Também fiz aulas de defesa pessoal. Como abordar alguém, conseguir tirar a força dele e algemar, por exemplo. Foi muito legal. Mas, sinceramente, espero, se Deus quiser, nunca precisar botar em prática o que aprendi – afirma a atriz.

Cris também preocupa-se com o visual de Tita, para que fique discretamente sensual, na medida certa:

– Não quis correr riscos. Quero respeitar a personagem que me foi dada, porque, nesse universo, rola muito fetiche. Escuto comentários nas ruas, brincadeiras do tipo “me prende”... Eu só dou aquela olhada e respondo: “Você tem certeza de que quer ser preso?”. Acho muito desagradável quando confundem ficção com realidade.
_____________________________________________________________________________________

- Fortes emoções
- Nome completo e idade: Adriana Regina Costa, 36 anos
Delegacia na qual atua e há quanto tempo: titular da 2ª DP de Porto Alegre, no Bairro Menino Deus, há três anos. Atua há dez anos como delegada.

- Por que decidiu ser delegada: “Durante a faculdade de Direito, fiz um trabalho prático relacionado à investigação que me levou a escolher este caminho. Tanto que o único concurso que fiz foi para delegada. Além disso, a falta de rotina me atrai.”

- A reação deles: “Nunca sofri preconceito dos homens. É uma questão de se impor. Consigo ser firme sem perder a feminilidade.”

- Vaidade: faz musculação três vezes por semana, adora maquiar-se e tem um cuidado especial com os cabelos e com as unhas, que estão sempre pintadas com cores vibrantes.

- Coração: casada há nove anos com o delegado Antônio Vicente, do Departamento de Administração da Polícia Civil. É mãe de João Vitor, oito anos, e de Guilherme, três anos.

- Para relaxar: gosta de acompanhar as atividades dos filhos.
_______________________________________________________________________________________
E como surpreende!
- Nome completo e idade: Patrícia Tolotti Rodrigues, 34 anos

- Delegacia na qual atua e há quanto tempo: delegada desde 2004. Desde março, é a titular da 19ª DP de Porto Alegre, situada no Morro da Cruz.

- Por que decidiu ser delegada: “Na faculdade de Direito, criei uma afinidade com a área do Direito Penal. Então, resolvi entrar para a polícia.”

- A reação deles: “Muitos ainda têm aquela imagem do delegado homem, com cara de mau. Às vezes, minha presença surpreende.”

- Vaidade: faz musculação três vezes por semana e adora sair para umas comprinhas, principalmente se forem de bolsas e sapatos.

- Coração: namora há sete meses o publicitário Renato.

- Para relaxar: curte ir ao cinema e sair com o namorado e com as amigas.
____________________________________________________________________
- Apaixonante
- Nome completo e idade: Kátia Rheinheimer, 38 anos

Delegacia na qual atua e há quanto tempo: Kátia é titular há cinco anos da Delegacia para a Mulher de Canoas. Ela foi empossada no ano de 1999.

- Por que decidiu ser delegada: “É uma carreira dinâmica e próxima da realidade. Torna-se apaixonante e combina com a minha personalidade.”

- A reação deles: “Nunca tive dificuldades nem sofri preconceito de qualquer ordem. O importante é agir com postura profissional e com comprometimento. Tanto que, em 11 anos, só registrei duas ocorrências de desacato.”

- Vaidade: “Procuro me alimentar corretamente, caminho uma hora por dia, uso filtro solar e jamais durmo maquiada.”

- Coração: casada há sete anos com o delegado Cleomar Mangoni, titular da 3ª Delegacia do Denarc. É mãe de Thaís, 23 anos, e de Gabriel, seis anos.

- Para relaxar: “Gosto de ler antes de dormir e de curtir a família e os amigos.”

__________________________________________________________________________________________
- Bailarina!
- Nome completo e idade: Tatiana Barreira Bastos, 31 anos

Delegacia na qual atua e há quanto tempo: titular há um ano da Delegacia para a Mulher de Porto Alegre. Há cinco anos, atua como delegada.

- Por que decidiu ser delegada: “Sempre tive vontade de ser policial. Meus pais são policiais federais e cresci neste ambiente. Além disso, adoro a investigação policial e a falta de rotina da minha profissão.”

- A reação deles: “Sinto um pouco de resistência por parte dos homens. Mas a população está aprendendo a gostar do trabalho das mulheres.”

- Vaidade: “Sou vaidosa! Sou bailarina formada, mas tive de trocar as sapatilhas pelas algemas. Hoje, faço academia, massagens estéticas e tenho um cuidado especial com as mãos. Faço a unha toda semana, nem que seja no domingo!”

- Coração: é casada há três anos com o policial federal Marcel e mãe de Carlos Eduardo, 16 anos.

- Para relaxar: adora ler romances policiais e livros espíritas. Também curte dançar em uma boa balada, mas confessa que não faz isto há mais de um ano.
_______________________________________________________________________________________
- Durona e corajosa

Para viver a delegada Gabriela, do seriado Na Forma da Lei, Luana Piovani precisou passar por aulas de tiro, de artes marciais e de tática militar. Muito mais do que um árduo trabalho físico, ela conta que a preparação foi desgastante psicologicamente.

– Nunca tinha pegado em armas na vida. Aquilo me fez mal, me angustiou. Fiquei ansiosa, nem conseguia dormir direito – conta a atriz.

Para Luana, ser bonita e atuar num ambiente machista, como uma delegacia, não é complicado.

– Quando você é boa profissional, adquire respeito realizando o seu trabalho dignamente. Preconceito contra a mulher sempre existiu, em todo ambiente de trabalho, independente de ela ser bonita ou não – afirma a atriz, que é só elogios à sua personagem:

– Gabriela é durona, corajosa e admirável.
DIÁRIO GAÚCHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário